Quando Buddha faleceu tinha dez grandes discípulos mais próximos a ele. Cada um deles é descrito com uma qualidade especial e entre eles há três bem famosos. Ananda é descrito como portador de uma memória fabulosa, capaz de guardar cada palavra de Buddha. Mahakashyapa como alguém com uma grande realização e um mestre das práticas ascéticas. Purna como muito hábil em ensinar e fazer discursos, o melhor orador dentre todos.
Purna nos lembra que uma missão dos discípulos de Buddha é ser capaz de levar o Dharma, de difundir e ensinar para aqueles que o procuram. Diferentemente daqueles que acreditam que precisam salvar os outros seres da condenação, o budismo não tem essa visão. A visão budista é a de que todos nós temos dentro de nós a semente, a condição búdica, um verdadeiro diamante puro, límpido e precioso que está simplesmente empanado por camadas de ignorância, apegos, aversões e múltiplas paixões que fazem com que ele não surja. Através da remoção dessas camadas de ignorância podemos chegar a este diamante e, assim, a longo prazo, todos estamos destinados a um dia chegarmos a um perfeito despertar.
Então somos Buddhas em potencial e não precisamos apressadamente correr atrás das pessoas e tentar convencê-las, mas sim esperarmos pacientemente aqueles que se sentem atraídos pelo Dharma aparecerem e a eles generosamente apresentarmos todos os ensinamentos que estão disponíveis. Depois aguardamos que os candidatos subam a montanha e façam esforços. Mas em cada lugar temos que agir como Purna e colocar os ensinamentos e a prática disponíveis para aqueles que se mostram interessados.
Provavelmente quando a vacinação for vitoriosa poderemos reabrir as práticas presenciais tão preciosas ao nosso desejo gregário de nos reunirmos. Assim, aqueles que estão em lugares onde não existe grupo de prática podem começar a pensar em como reunir duas ou três pessoas em um grupo de estudos e assim criar uma semente de mais um grupo de prática que ajude a levar o Dharma aos ouvidos daqueles que estiverem sedentos por escapar das ilusões e acordar do sonho.
Ananda propiciou que tivéssemos os discursos de Buddha disponíveis. Mahakashyapa nos inspira a nos sentarmos diligentemente. Purna nos mostra que os ensinamentos podem ser espalhados através da palavra. E nesse sentido todos nós somos descendentes dos grandes discípulos de Buddha.
Teishô Matinal proferida por Meihô Genshô Sensei, dezembro de 2020.