O Sermão de Huineng - Parte VI | Monge Genshô

O Sermão de Huineng - Parte VI | Monge Genshô

(…) Prossegue Huineng: “essa lei do veículo supremo se expõe para os seres sábios dotados de altas faculdades, quando seres poucos sábios ouvem essa lei em sua mente não nasce nenhuma confiança. É como se um enorme dragão derramasse uma chuva torrencial sobre Jambudivipa”.

Essa palavra designa a Índia, lembrem que Huineng está fazendo esse discurso na China e para ele a Índia é uma terra remota, muito muito distante.

Continua: “As cidades e os povos, tudo seria arrastado por essa chuva como ervas e flores flutuantes. Se essa chuva diluviana caísse sobre o mar este não aumentaria e nem se alteraria. Quando escutam o ensinamento do despertar súbito, os seres dotados de pequenas faculdades se parecem com as plantas cujas raízes são curtas e se uma grande chuva as inunda eles se soltam e não crescem mais, mesmo assim possuem a natureza do conhecimento da sabedoria suprema e desde esse ponto de vista não são diferentes dos mais sábios, porque seu potencial é o mesmo”. 

Quando falamos do despertar súbito é necessário um comentário. As escolas se dividiam em escolas de despertar gradual e despertar súbito e naquele tempo na China, haviam se dividido em escola do norte e escola do sul. A do sul era a gradual e a de Huineng é a do despertar súbito, da qual somos herdeiros. Ou seja, a qualquer momento o despertar pode acontecer.

O despertar pode ser instantâneo, a escola Zen é conhecida como instantaneísta, o que quer dizer que não é necessário viver muitas vidas, se você estiver pronto pode despertar agora.

E outras escolas presumem que este mundo é muito mau e é impossível despertar nele, que estamos demasiado perdidos e que até mesmo a meditação é impossível.

Entendem que a prática do tempo de Buddha não é mais possível, porque estamos vivendo em épocas degeneradas. O zen não aceita essa tese e para ele o despertar é possível agora e a questão da degeneração e da perda dos ensinamentos é uma questão que pode ser recuperada, basta que surja um mestre que ensine. (Continua)

Teishô proferido por Meihô Genshô Sesnei, Daissen-virtual, março/2022.