O momento presente é a única coisa que realmente existe | Monge Genshō

O momento presente é a única coisa que realmente existe | Monge Genshō

Monge Butsukei: Eu posso ser budista sem crer na reencarnação?
Genshō Rōshi: O Budismo não crê na reencarnação. O Budismo não acha que existe uma alma eterna, um espírito que troca de corpo e vai nascendo de novo. Ele não acredita que existam almas eternas ou eus permanentes. Não é assim que o Budismo pensa. Este Eu é um Eu desta vida. Você tem seu karma, movimento que gera sua existência. Esse sim é continuidade e tudo nesse sentido é continuidade, mas não um Eu nem uma alma que troca de corpo. Por isso a palavra reencarnação não se aplica ao Budismo.

Monge Butsukei: Sensei, como ter um equilíbrio entre o momento presente e o intelecto?
Genshō Rōshi: O intelecto vai levar você sempre a raciocinar, classificar, discriminar as coisas. E você o usa durante todo tempo e durante toda sua vida, para trabalhar, para fazer coisas e ele é necessário. Não podemos negar o intelecto, nem o pensamento, nem a mente racional nem mesmo a existência de um eu, que embora construído, é real, está aqui, é a sua identidade. Mas no momento presente, todas as considerações precisam ser afastadas, para que você possa viver aquele momento com plenitude. Então, para ver a plenitude do momento presente, você tem que afastar a sua mente discriminativa e classificatória. Trata-se disso. Uma coisa não compete com a outra. São instrumentos que funcionam em mundos separados. O momento presente é a única coisa que realmente existe. Seus planejamentos para amanhã são sua imaginação, futuro. Para isso você usa seu intelecto, mas, para usufruir do momento presente não pensem em amanhã.

Monge Butsukei: É possível participar de um retiro budista sendo iniciante?
Genshō Rōshi: Possível é (risos), inclusive no meu livro “O pico da montanha onde estão os meus pés” o personagem faz exatamente isso. Ele escolhe seguir o Zen e vai direto para um retiro. Mas essa é uma experiência difícil porque se você não estiver acostumado a sentar em meditação durante períodos de quarenta minutos e ser capaz de fazer dez, doze períodos como esses por dia vai ser extremamente desafiador até do ponto de vista físico. Portanto, é recomendável que você comece a praticar o Zen antes em sua casa num centro do Dharma, que comece no Daissen Virtual, treine e aí quando você se sentir segura aí sim. Você pode ir a um retiro, um sesshin e usufruir dele sem problemas.

Monge Butsukei: Qual o significado da palavra Daissen?
Genshō Rōshi: “Dai” significa grande e “Sen” nesse caso significa fonte. Então Daissen quer dizer “grande fonte”. A fonte onde você vai beber, para beber da sabedoria, não é? Então, o Daissen dedica-se a espalhar a sabedoria do Dharma, do ensinamento de Buda nesse nosso mundo.


Resposta proferida por Genshō Rōshi na live sobre “Como ser budista”, do canal Sobre Budismo, durante o ano de 2022.