Nós somos manifestações da vida nesse mundo | Monge Genshō

Nós somos manifestações da vida nesse mundo | Monge Genshō

Monge Butsukei: Sensei, como o Budismo enxerga a arte e os artistas? Fazer uma obra não envolve algum grau de apego a expressão e ao próprio ato de se comunicar através da pintura arte e literatura?
Genshō Rōshi: Com certeza envolve isso sim e pode inclusive desenvolver bastante o ego. A vaidade e coisas assim. Mas não necessariamente. A história da conexão do Budismo com as artes é extremamente vasta. As artes marciais foram muito influenciadas pelo Zen. E no Japão vai ser difícil você encontrar uma arte não influenciada pelo Zen. A pintura, o desenho, a arte de atirar uma flecha, a arte de manejar uma espada, qualquer das artes, do teatro, a dança, a poesia estão profundamente impregnadas do sentimento do Zen e muito mais do que contaminadas pelo Zen beberam no Zen a sua forma de expressão. Então fica difícil até você separar o Zen da manifestação artística no Oriente.

Monge Butsukei: É possível se desfazer das crenças que já existem em si? Como consigo?
Genshō Rōshi: Bem, o Zen é a grande dúvida, não é? Não é dar certezas, mas instilar a dúvida. Se lhe disseram coisas e você acreditou no passado, você precisará acreditar nelas para sempre? Os homens no passado sempre atribuíram as coisas que não compreenderam aos deuses, à entidades sobrenaturais. Se havia um raio então havia um deus mandando raios para a Terra. Se havia trovões, havia um deus martelando as nuvens. Então as pessoas rezavam para os deuses para que chovesse, por exemplo. É e rezavam para os deuses para que curassem as pessoas de suas doenças e fazem isso ainda hoje. Do ponto de vista do Zen isso não tem muito sentido, se uma pessoa está doente, ela deveria ir ao médico. E tomar o remédio adequado para aquela doença que a gente conhece agora. No tempo em que só os feiticeiros cuidavam dos doentes, as pessoas morriam muito mais. Agora sobrevivemos mais tempo porque ⎯ não é pelos deuses que confiamos ⎯ levamos as pessoas ao médico e aos hospitais e, assim, o tempo de vida dos homens dobrou. Portanto, se lhe inculcaram crenças, coloque sua mente para funcionar e veja se por acaso elas têm sentido ou não.

Monge Butsukei: Muito obrigado Sensei. Como faço para ter uma entrevista com um Sensei?
Genshō Rōshi: Você tem que ser um membro da Daissen. Então siga esse processo que eu falei antes. Inscreva-se na sobre Budismo e se você estiver na tutoria da sobre Budismo, por exemplo, poderá marcar uma entrevista comigo.

Monge Butsukei: Sensei, o senhor pode explicar o ciclo de nascimento e morte?
Genshō Rōshi: Uma coisa está ligada à outra. Porque nós nascemos por isso nós morremos. Porque morremos há nascimentos, se as coisas fossem sempre iguais isso não aconteceria, se fossem permanentes. A vida é fluxo. Nós nascemos e morremos porque é o próprio fluxo da vida. E não somos nós que vivemos a vida. A vida é o que nos vive. Nós somos manifestações da vida nesse mundo e assim também todos os outros animais. Os homens que creem que não são animais estão simplesmente enganados. Querem por vaidade serem seres especiais, mas na realidade nós somos um tipo de primata que vive na superfície desse planeta Terra. E que surgiu a partir de uma longa evolução, das manifestações de vida. E é por isso que estamos aqui, por isso que existimos: não há nada de sobrenatural nisso.


Resposta proferida por Genshō Rōshi na live sobre “Como ser budista”, do canal Sobre Budismo, durante o ano de 2022.