O Budismo é um veículo para o despertar | Monge Genshō

O Budismo é um veículo para o despertar | Monge Genshō

Monge Butsukei: Como ser budista? Como dar os primeiros passos? O que se recomenda?

Genshō Rōshi: Bem, primeiro seria bom considerar o que é ser budista, né? O Budismo não é uma religião normal com entrada, batizados, cerimônias de conversão, coisas semelhantes. Não é assim que o Budismo funciona. O Budismo foi fundado por um grande professor, por um mestre, Shakyamuni Buda no passado, e o que ele nos deixou foram ensinamentos, caminhos para a libertação. E naturalmente formaram-se instituições para preservar esses ensinamentos, uma das quais é a escola Sōtō-shū do Budismo Zen. O Zen em termos institucionalizados com professores, com mestres acreditados, etc. Com sistemas de ensino, universidades. E nós criamos dentro desse caminho uma espécie de sistema para você poder aprender sobre o Budismo, aprender os ensinamentos. Mas não há, quando você se aproxima do Budismo, nenhuma tentativa de convertê-lo, de levá-lo a uma cerimônia que chancela a sua entrada numa organização. Esse é um processo gradual, lento.

Por exemplo, nós acreditamos que ser budista é tomar refúgio nos ensinamentos de Buda, no ideal que Buda como pessoa representou e na comunidade budista a qual você escolhe pertencer. Uma comunidade de pessoas que pensam parecido com você, estão ambicionando e procurando as mesmas coisas e têm valores semelhantes. Isso é o que nós chamamos de Sangha. A comunidade. No caso da Daissen e do Zen, nós criamos um sistema que começa primeiro com a entrada na tutoria da sobre Budismo que é o que nós propomos para aqueles que estão investigando o Budismo em geral e não querem se comprometer com nenhuma escola nem escolher um professor determinado naquele momento. Então a tutoria se propõe a dar os ensinamentos genéricos a respeito do Budismo. E é isso que nós estamos fazendo a partir dessa iniciativa da Sobre Budismo.

Então o primeiro passo é inscrever-se na tutoria do Zen Budismo, do Sobre Budismo, para ter acesso a informações básicas sobre o Zen, mas isso não significa se comprometer com coisa alguma nem tornar-se budista ou adotar um nome budista ou qualquer coisa assim. Isto é o primeiro passo, o passo do investigador, daquele que está procurando saber mais. Inscrever-se na tutoria tem dado muito bons resultados. Em segundo lugar você pode passar a ser um membro, se escolher o Zen e a organização Daissen, você pode se inscrever como colaborador da Daissen e ter acesso então a ensinamentos mais profundos e a uma metodologia de prática e começar a sentar-se e praticar meditação junto com a comunidade. E a Daissen vai proporcionar isso todos os dias. Então você começou na Sobre Budismo, aprendeu durante alguns meses, depois você tornou-se colaborador na Daissen. E se quiser ir mais avante, você pode se inscrever, por exemplo, no curso de ensino sobre o Dharma de ensinos budistas e fazer um curso sobre fundamentos básicos do Budismo e aprender sistematicamente como se estivesse numa escola, estudando este assunto durante quatro meses e meio. Fazemos uma turma assim todos os semestres.

Esse curso estruturado lhe permite ter um conhecimento organizado sobre Zen e também sobre outras escolas e sobre a história do Zen. É um curso bastante interessante e que tem formado pessoas todo semestre. Nós temos apenas cem vagas por vez. Não abrimos mais do que isso porque precisamos olhar os trabalhos dos alunos, eles são acompanhados por tutores, etc. Então é um trabalho muito sério que não permite ter tantas pessoas que não possamos atender individualmente. Com esse conjunto inicial de práticas, você vai estar aprendendo meditação, você vai se aprofundando nos conhecimentos e poderá começar a ter suas primeiras experiências pessoais com a prática, com o método do Zen.

O Zen é principalmente um método e o Budismo um veículo para o despertar, para a iluminação. Por isso às vezes podemos dizer que a palavra religião não é bem adequada para descrever o que é o Budismo porque o Budismo não é uma fé. É um método para a libertação do ser humano e essa libertação inclui a libertação das crenças, dos temores relativos à existência de deuses que podem nos castigar ou nos premiar se nós seguirmos ou não as suas regras. É muito diferente disso. Nesse sentido o Budismo é muito revolucionário e por isso mesmo ele não tem esses aspectos de proselitismo e conversão. É você que tem que fazer um esforço para conseguir apreender o Budismo. Ninguém vai correr atrás de você dizendo acredite nisso ou acredite naquilo. Porque não é isso a que o Zen se destina. Na realidade é um método de destruição das crenças e de libertação do ser humano para que ele acredite em si mesmo e nas suas possibilidades de se elevar por seus próprios meios. Gasshō!


Resposta proferida por Genshō Rōshi na live sobre “Como ser budista”, do canal Sobre Budismo, durante o ano de 2022.