Atividades físicas antes do Zazen | Monge Genshô

Atividades físicas antes do Zazen | Monge Genshô

Pergunta: Fazer atividade física alguns minutos antes do zazen me faz ficar mais concentrado. Existe alguma explicação para isso?

Monge Genshō: Depende do volume da atividade física que fizer. Normalmente não é isso que é aconselhado. Sempre precisamos baixar um pouco a nossa agitação corporal para nos sentarmos e permanecermos com o corpo parado.

Nós sabemos que a atividade física em si produz substâncias no cérebro como endorfinas e serotonina que provocam a sensação de bem-estar e mudam o estado. O exercício físico para os monges tradicionalmente sempre foi o trabalho e hoje em dia temos vidas muito confortáveis e o trabalho não cumpre mais essa função, de modo que vamos ao aeroporto e subimos numa esteira que nos leva mais depressa de um lugar para o outro e evitamos caminhar. Depois nos inscrevemos numa academia para andar numa outra esteira que então é a adequada para fazer exercícios. Então estamos vivendo vidas um pouco estranhas, não é? Poupamos muito esforço de um lado e depois somos obrigados a fazê-lo de alguma outra forma artificial para poder ter saúde.

De um lado fazer exercício físico é realmente bom, mas acelerar o coração e ir sentar logo em seguida não tem muito sentido. Você tem que se sentar depois de ter acalmado um pouco, por isso existe um certo ritual. Ir ao altar, colocar incenso, acender a vela, fazer reverência, caminhar vagarosamente até o seu lugar de sentar, cumprimentar o local, cumprimentar todos os outros seres, sentar. Isso tem mais lógica.

Respostas proferidas por Meihô Genshô Sensei, Daissen-Virtual, dezembro de 2021.