As lendas Budistas | Monge Genshô

As lendas Budistas | Monge Genshô

Pergunta: Sensei, o senhor poderia falar sobre esses sete dias de meditação de Buddha? Ele só parava o zazen para comer e dormir? Fico tentando imaginar esses dias naquele período.

Monge Genshō: A lenda é rica em histórias a esse respeito e existem até versões em que ele não está sentado sete dias, mas sim 49 dias. A lenda diz que pássaros construíram ninhos em seus cabelos de tão imóvel que ele estava. O lógico é que naturalmente Buddha sentou-se todo o tempo que podia.

É possível até dormir sentado, mas ele precisava se alimentar e também tinha suas necessidades corporais. Considere isso para ter uma ideia mais razoável do que aconteceu naquele momento.

À medida que o tempo passa, as histórias vão sendo aumentadas e vão sendo mitificadas. Isso é o natural do ser humano, mas nós podemos ser razoáveis e Thich Nhat Hanh, naquele livro que ele escreveu como um biografia de Buddha, chamado “Velho Caminho, Nuvens Brancas”, narra esse momento com Sujata levando-lhe alimento e transformando a história em algo mais razoável e próxima à normalidade.

Resposta proferida por Meihô Genshô Sensei, Daissen-Virtual, dezembro de 2021.