Pergunta: Eu posso dizer que quando me sento em zazen eu meditei, embora tenha pensado em muitas coisas?
Genshō Sensei: sim, pode. Passou tanta coisa na sua cabeça durante a meditação que você pode pensar que por isso fez um zazen ruim, mas não deve pensar isso. Você deve pensar apenas “eu me sentei”. Não deve se importar com uma “qualidade” de meditação, porque você não está sentada para atingir nada, está apenas sentada, apenas imitando Buda.
Quanto tempo vai levar para você ser verdadeiramente Buda é outra questão. Mas se você tiver a ambição, essa própria ambição já será um objetivo aquisitivo, egoico, que irá lhe atrapalhar. É melhor dizer logo de uma vez: “eu me sento e sou ruim, mas sento-me e esforço-me”.
Pergunta: Como se inicia esse treinamento?
Genshō Sensei: Não pense nisso. Se você pensar em etapas, vai pensar em objetivos. Tem que ser sem mérito, sem objetivos, tem que fazer pensando que é inútil, mas ainda assim você continua. Essa é a maneira certa, mas é claro que todos no nosso mundo querem objetivos, graduações, diplomas, reconhecimento, mas o treinamento zen é o contrário disso. É o treinamento de nenhum reconhecimento, nenhum elogio, nenhum mérito. Até porque eu não posso saber exatamente em que ponto você está, você sabe melhor do que eu. Como você está sentado sozinho de frente para a parede, não tem ninguém para enganar, só você mesmo. Como ninguém pergunta: “você fez bem?” ou “qual é a nota que daria para este zazen?”, então você está entregue a um processo absolutamente honesto. Você com você mesmo. Então não tem etapas, Embora haja um texto sobre etapas, sobre níveis de iluminação, por exemplo. Mas se você ficar se concentrando neles vai ser atrapalhado por eles. É como a frase: “com esforço não se consegue nada, mas sem esforço aí sim é que você não vai a lugar nenhum”.