O maior Obstáculo para o Dharma | Monge Genshô

O maior Obstáculo para o Dharma | Monge Genshô

Pergunta: Dōgen Zenji afirma em um texto que “o Dharma gira o eu e o eu gira o Dharma. Quando o eu gira o Dharma, o eu está forte e o Dharma fraco. No caso contrário, o Dharma é forte e o eu, fraco”. O que isto significa?

Monge Genshō: Significa que o eu é o maior obstáculo para o Dharma. Quando o eu é forte há muito mais dificuldades para compreender e seguir o Dharma, porque a manifestação do eu é egóica. É o eu que fica com raiva, que tem ganância, que sente aversão, que diz “meu” e “minha”. Então quando o eu é que está interessado no Dharma, o Dharma enfraquece. Só quando abandonamos nossos objetivos egóicos então a sabedoria pode aparecer.

Quando lemos Dōgen devemos prestar atenção no fato de que estamos lendo um texto de 700 anos atrás, então a maneira de falar e de se expressar é muito diferente dos tempos de hoje. As traduções são muito difíceis e em geral, nos textos de Dōgen, as traduções exigem mais notas de rodapé do que o próprio texto original e os japoneses modernos quando veem os ideogramas usados por Dōgen têm muita dificuldade de ler o texto. É como se fôssemos ler um texto em português arcaico, seria bastante difícil decodificar o que se está tentando dizer.

Resposta proferida por Meihô Genshô Sensei, Daissen-Virtual, outubro de 2021.