O Carma dos Budas | Monge Genshô

O Carma dos Budas | Monge Genshô

Pergunta: Sensei, o senhor tem falado bastante sobre carma, e o carma a gente gera com ações ou com o que é dito, ou o que é pensado. Uma pessoa que é iluminada, ela fala, ela pensa, ela age. Mas ao mesmo tempo dizem que uma pessoa iluminada não gera carma…

Genshō Sensei: carma significa ação. Ação gera movimento e tem consequências. Esses são os frutos do carma. Carma é ação, são os frutos da ação. Uma pessoa realmente iluminada se livrou da questão da apreciação de si mesma, do seu “eu”. Então, quando você faz uma ação, é como se ela grudasse em você, no seu eu. Você é como se fosse velcro, em que tudo gruda, e você fica com tudo aquilo. Agora, se você tem uma visão iluminada, as coisas não grudam em você. Como eu falei antes, uma palavra tem um significado para você, mas para um ser iluminado é apenas um som que passou.

Como eu me importo com que as pessoas dizem, e às vezes uma pessoa diz uma coisa e aquilo me incomoda, eu percebo que essa reação não é iluminada. Para que seja iluminada, tem que ser sem incômodo. Sem esse grudar, nem esse agitar, sem esse mover. O que acontece é que para o iluminado simplesmente passa, não acontece nada e então ele não reage, não há frutos desse movimento. Se alguém diz um palavrão para você no trânsito, e se você estiver vivendo um momento comum, você se incomoda. Mas se você estiver vivendo um momento iluminado, você faz gasshō (mãos em prece) e está tudo bem! Não se importa, não se perturba em nada: isso é a reação iluminada, e é por isso que a gente pode dizer que para o iluminado não há carma.

Para um iluminado perfeito, como Buda, há uma iluminação perfeita, completa e universal. Porque iluminação tem muitos níveis, sendo o primeiro simplesmente “eu compreendi”, mas continuo fazendo tudo errado. Até o nível em que todas as minhas ações estão impregnadas na minha iluminação e, então, elas não criam agitação.

Para o iluminado não existe carma, porque ele não é mobilizado por ele, mas não é que o que ele faça não gere coisas boas. Se ele faz uma ação, por exemplo, dá uma fruta para alguém que está com fome, se a pessoa come e fica agradecida, não foi carma? Foi sim, ele gerou carma. O que aconteceu é que isso não gruda nele, pois para ele é o ato natural, normal. Então, ele pode transitar no mundo como se não estivesse pisando a terra.