Durante o zazen | Monge Genshô

Durante o zazen | Monge Genshô

Pergunta: Durante o zazen posso prender a respiração por alguns segundos? Tal prática me permite afastar os pensamentos por alguns segundos. É correta tal ação?

Monge Genshō: Existe mesmo essa técnica de quando a mente fica inquieta parar a respiração. A técnica recebeu o nome de bambu, por causa dos nós do bambu. Parar de respirar provoca uma tensão, porque nada é tão urgente quanto voltar a respirar e assim podemos bloquear outros pensamentos que estejam nos invadindo.

Pergunta: Por que a sensação do zazen em grupo é mais forte do que o zazen individual, sendo que zazen é sempre zazen?

Monge Genshō: Porque se estamos juntos nos apoiamos e se todos dermos as mãos, por exemplo, e fizermos um círculo sentiremos uma sensação enorme de unidade. Mas se cada um faz uma coisa separada não sentimos isso. A sensação de estar em conjunto é realmente muito forte e pode ser usada para o bem e para o mal, como acontece com reuniões de pessoas que são levadas por palavras de ordem e perdem a sensação individual e entram num processo de catarse coletiva. Isto seria, na verdade, perda de liberdade e é muito errado. No caso da sangha, nós usamos essa virtude do estar em conjunto, estar ombro a ombro, para nos fortalecer e aumentar nossa determinação e por isso a sangha tem a tradição de propiciar grande força ao praticante. Quando voltarmos para as práticas presenciais, aqueles que não as vivenciaram ainda se por acaso estiverem sentados numa sala juntos, a sensação será ainda mais forte do que é aqui no zazen virtual.

Respostas proferidas por Meihô Genshô Sensei, Daissen-Virtual, dezembro de 2021.