China protesta por condecoração dos EUA ao Dalai Lama

O governo chinês convocou o embaixador dos Estados Unidos em Pequim para protestar contra a decisão do governo americano de conceder uma importante condecoração ao Dalai Lama.

Os Estados Unidos “enfraqueceram gravemente” suas relações com Pequim ao conceder a Medalha de Ouro do Congresso ao Dalai Lama, disse o governo chinês.

O líder espiritual tibetano vive em exílio na Índia desde 1959, quando houve uma tentativa fracassada de levante contra o domínio chinês.

A China argumenta que o Dalai Lama tenta destruir a soberania chinesa ao lutar pela independência do Tibete.

Interferência

Na quarta-feira, o Dalai Lama se encontrou com o presidente americano George W. Bush, em Washington, para receber a medalha, a mais importante condecoração civil concedida pelo Congresso dos Estados Unidos.

Bush pediu à China que inicie negociações com o líder budista, “um símbolo universal da paz e da tolerância” nas palavras do presidente americano.

O momento da premiação é particularmente delicado, já que coincide com a realização, na China, do Congresso do Partido Comunista, que é realizado de cinco em cinco anos.

Durante o Congresso, o partido anuncia seus planos para o futuro e escolhe novos líderes.

“A ação dos Estados Unidos é uma interferência gritante nos negócios internos da China”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Liu Jianchao.

Liu disse que o ministério convocou o embaixador Clark T. Randt para expressar “um forte protesto ao governo dos Estados Unidos” em relação ao assunto.

O porta-voz pediu ao governo americano que tome medidas concretas para proteger as relações entre os dois países.

Direitos humanos

Políticos americanos regularmente acusam a China de, em sua busca por energia e acordos comerciais, ignorar abusos aos direitos humanos em Mianmar e no Sudão.

Recentemente, líderes mundiais têm expressado mais sua preocupação com os direitos humanos no Tibete.

Em setembro, a chanceler alemã Angela Merkel se encontrou com o Dalai Lama e também provocou irritação no governo chinês.

Neste ano, o líder tibetano também se encntrou com o primeiro-ministro austríaco Alfred Gusenbauer e com o primeiro-ministro australiano John Howard, e deve se reunir com o primeiro-ministro canadense Stephen Harper no final do mês.

A China também manifestou sua insatisfação ao Canadá, no ano passado, quando o país concedeu uma cidadania honorária ao Dalai Lama.
( Extraído do noticiário. Postado pelo Rev. Wagner na lista Shin)