As portas da percepção | Monge Genshô

As portas da percepção | Monge Genshô

Pergunta: No livro “As portas da percepção” é citado algumas vezes como um usuário de psicodélicos se sentia unido com tudo e para um leigo a descrição é muito parecida com a experiência mística de unidade descrita no zen. Por que há essa semelhança?

Monge Genshō: Porque na realidade a alteração da percepção, citada por Aldous Huxley neste livro, acontece possivelmente também por experiências com psicodélicos, no entanto já recebi muitos relatos inclusive de alunos meus que passaram por esse tipo de experiência e ora a experiência é boa, ora ela é péssima e não há controle algum sobre isso. Você altera seu cérebro e tem percepções aleatórias, pode inclusive ter o que chamam de “bad trip”, ou seja, uma péssima viagem, ou ter uma experiência interessante que quebre noções pré-estabelecidas que você tinha, mas que podem levar também a um desarranjo cerebral. 

Eu conheci um rapaz que pegou uma dose maior que o normal de LSD e tomou, depois disso ele passou a ter alucinações permanentes que vinham a qualquer momento sem que ele tomasse mais drogas, porque houve um desarranjo permanente na sua mente. Até mesmo o uso de uma droga leve, aparentemente inocente, como é o caso da maconha, tem simplesmente dobrado o número de casos de esquizofrenia e perturbações mentais nos sanatórios. Então temos o dobro dos casos que tínhamos antes, à medida que o uso de THC, que é o alucinógeno contido na maconha, vai empurrando pessoas que estão na beira do equilíbrio para o outro lado. Muitas pessoas farão uso e não sentirão efeitos assim, mas existem muitas outras que estão na beira e que o uso de algo assim pode comprometer seu equilíbrio mental de forma drástica.

Então a regra para os budistas é: não use nenhuma substância que altere a consciência, porque você precisa atingir esta percepção da realidade por meios naturais, normais, de modo que você possa ter domínio sobre essa situação e possa tornar-se senhor de sua mente e não arrastado em sua mente por situações. A iluminação é uma experiência mística sim, é uma alteração da percepção sim, mas o satori é o domínio da capacidade de deter as experiências místicas, você pode provocá-las e senti-las quando quiser e isto é o nível mais alto da realização espiritual do praticante, passar do kenshō, que é apenas uma experiência mística, para o satori, que é a experiência controlada e dominada por si mesmo.

Perguntas e respostas de palestras proferida por Meihô Genshô Sensei, ano de 2020.