Além das palavras e do silêncio | Monge Genshô

Além das palavras e do silêncio | Monge Genshô

Na história do quadragésimo terceiro patriarca acontece o seguinte: o mestre perguntou ao discípulo: “me diga o que está além das palavras e do silêncio?”. Quando o discípulo abriu a boca para tentar responder, o mestre cobriu sua boca com a mão. Neste momento, o discípulo teve um grande despertar. 

As palavras não podem expressar a percepção pura, tampouco o silêncio o fará. Essa percepção pura é aquilo que procuramos, silenciando nossa mente, estabilizando nosso corpo, esquecendo de nós mesmos. Além do silêncio, além das palavras, ali está. Não pode ser explicado a ninguém, só podemos apontar o caminho, mas cada um tem que experimentar sozinho. O mestre pode dar um mapa da fonte, pode levar o discípulo até a fonte, mas não pode beber a água pura por ele. 

Por isso, Daissen quer dizer “a grande fonte”. E, por isso, seu símbolo é uma gota, uma gota dourada. Algo simples, porém precioso. Algo que não pode ser alcançado com as palavras; no entanto, no silêncio e na inação também não será alcançado.

 E, por isso, esse caso é além das palavras e além do silêncio.

Teishô Matinal proferido por Meihô Genshô Sensei, maio de 2021.