Acadêmicos do zen | Monge Genshô

Acadêmicos do zen | Monge Genshô

Pergunta: As obras em português de Suzuki são de boa valia para o praticante zen?

Monge Genshō: Há vários Suzukis, mas imagino que ou esteja se referindo a Shunryu Suzuki ou a D. T. Suzuki. Shunryu Suzuki foi um introdutor no zen no ocidente, na Califórnia, e na realidade tem poucos livros lançados, mas o “Mente zen, mente de principiante” é talvez um dos livros mais lidos pelos praticantes zen e é uma obra preciosa.

Temos também D. T. Suzuki que foi um grande acadêmico e um grande estudioso. Eu mesmo comecei lendo seus livros na década de 1970, que eram os que estavam disponíveis em português. Porém há críticas na Soto Zen a respeito da maneira de D. T. Suzuki ensinar, porque ele não era um praticante do zen como nós conhecemos e sim um acadêmico que escrevia sobre o zen. Ele tinha um interesse especial pela escola Rinzai e praticamente não fala na escola Soto.

Então, de um lado é interessante conhecer sua obra e de outro nós temos que colocar um grão de sal de reserva em relação ao que ele está falando porque ele não era uma pessoa com experiência monástica e sim uma pessoa interessada em examinar os temas do zen com grande número de citações e pesquisa, neste sentido é interessante.

Eu recomendaria para os praticantes que lessem Shunryu Suzuki e deixassem D. T. Suzuki para quando tivessem um conhecimento mais aprofundado e capacidade de colocar esse grão de sal naquilo que estão lendo.

Respostas proferidas por Meihô Genshô Sensei, Daissen-Virtual, dezembro de 2021.