Yoga e Zen para amputados

Yoga e Zen para amputados

Em anexo fotos da oficina de yoga do II Encontro Nacional de Amputados, que ocorreu em Ponta das Canas no hotel Canto da Ilha no sábado último.

Segundo Patanjali, yoga é a cessação dos turbilhões mentais. Yoga não é para o corpo, é para a mente. O corpo no yoga é aquilo que vai ser cremado. O corpo é apenas um instrumento, o corpo e a respiração são as ferramentas para a interiorização.

“O objetivo do yoga é atingir consciência total em tudo que se faça” – mestre Iyengar

……………………………..

Marcos Rojo Rodrigues, Dr. em yoga por uma universidade indiana, coordenador do mestradro em yoga da UniFMU, professor da USP, escreve, “yoga é meditação”, “yoga é um estado da mente”.

Segundo Feuerstein, maior ocidental estudioso do yoga, autor de A Tradição do Yoga (cujo capítulo 7 é intitulado Yoga no budismo; atualmente Feuerstein é discípulo de um lama brasileiro), coloca que duas coisas são imprescindíveis no yoga:

1) yoga é iniciático, ou seja, é necessário um mestre (relação mestre/discípulo).

2) é necessário praticar.

Então nesta vivência e em outras eu uso o rakusu, pois embora a parte física esteja fundamentada em meus conhecimentos como profissional da educação física, minha orientação espiritual está no zen.

Feuerstein chama a escola Zen de yoga japonês.

/

Flávio Jôshin (Comunidade Zen Budista de Florianópolis)