Tristeza X Depressão

Tristeza X Depressão

Pergunta: Qual a relação que se faz entre a depressão e os venenos da mente?

Monge Genshô: Os venenos da mente são coisas como a raiva, por exemplo. Mas essa maneira de ensinar não tem a ver com o fenômeno da depressão, porque a depressão tem múltiplas causas, inclusive causas clínicas, biológicas, que podem ser resolvidas através de medicação. É errado alguém que precisa de medicação deixar de tomar. Mas estamos falando num nível puramente cerebral. É claro que existem fatores que se misturam, porque o cérebro é plástico e você pode alterar o comportamento do seu cérebro e as produções de hormônios através da prática espiritual. Mas não é porque você está fazendo prática espiritual que você deve abandonar sua medicação, primeiro você tem que ficar bem realmente e realmente ser capaz de mudar seu cérebro e isso não é fácil.

Em geral as perguntas sobre depressão vêm com esses enganos misturados de modo que a resposta padrão deve ser: cada pessoa tem que ter uma abordagem diferente e essa abordagem deve incluir um tratamento médico, se estivermos falando de depressão verdadeiramente, porque algumas vezes uma pessoa está triste por um acontecimento real, sólido, ele acontece e você tem que enfrentar, se você teve uma perda importante e isso lhe deixa entristecido você pode sair disso sozinho. Esse é o comportamento de uma mente saudável.

Não é porque você é um Mestre budista que não vai chorar na morte de seu filho, claro que vai se sentir triste, vai chorar ou ficar mal, porque nós seres humanos somos frágeis, mas você não está doente e pode sair disso. Uma pessoa que sofre de depressão pode sofrer sem motivo algum, não existe nada na vida dela que ocasione aquele desestímulo, aquela falta de vontade de se levantar e isso é bioquímico e deve ser tratado.
[Trecho de palestra proferida por Monge Genshô Sensei]