Tempo de Prática Diária | Monge Genshô

Tempo de Prática Diária | Monge Genshô

Pergunta: Mas há uma recomendação específica da escola sobre qual a prática diária mínima em minutos para você se tornar um praticante decente?

Monge Genshō: você quer uma planilha para se sentir compensada? Não, não tem. Não tem porque as pessoas são diferentes, e tudo vai depender da sua dedicação. Eu diria que uma prática diligente, para um leigo, é praticar duas vezes por dia, de manhã e de noite. Não precisa ser 40 minutos, pode ser de 20 a 40.

Além disso, é importante introduzir nos seus atos diários a atenção ao que está fazendo e o propósito para isso. Existem versos chamados Gatas, escritos para ajudar-nos. Por exemplo: “quando lavo as mãos, que todos os seres desenvolvam mãos hábeis e sutis para espalhar o Dharma”. Existe também para quando lavamos o rosto, até para quando usamos o vaso sanitário. Então estes Gatas são pequenos versos e foram escritos para todas as atividades possíveis e imagináveis. Há um livro com eles com a intenção de transformar as atividades diárias, e isso nós chamamos de “a prática”. Ela não tem limite, você poderia praticar 24 horas por dia, você pode deitar para dormir fazendo zazen.

Pergunta: Eu faço isso.

Monge Genshō: Chama-se Kaitin. Praticando assim você pode chegar ao ponto de sonhar com o Dharma. Eu sonho recorrentemente que estou fazendo palestras, que estou falando sobre o Dharma, que estou ouvindo sobre o Dharma ou coisas assim. Isso é muito bom porque é como se estivesse vivendo o Dharma enquanto estou dormindo. Então se você pergunta: Quanto tempo tenho que praticar por dia? 24 horas.