Rituais ajudam a igualar e aproximar as pessoas

Rituais ajudam a igualar e aproximar as pessoas

Palestra em Sesshin de Goiânia [novembro de 2015 – parte 1]

Eu prometi que iria falar um pouco sobre rituais, sutras e essas coisas assim. É bem oportuno, pois nós estamos aqui numa capela e tem símbolos religiosos e arquitetura bonita. Esta ideia de vidros grandes e a paisagem do lado de fora, foi usada também no templo, mosteiro de Morro da Vargem, e é uma arquitetura maravilhosa, pois traz o externo para dentro do interno. 

Mas nós fazemos cerimônias, rituais. E por que nós temos rituais? Se nós olharmos na história do budismo, bem no seu início, nós vamos ver que ele era muito pobre em rituais, talvez o primeiro ritual que nós vemos na história do budismo é quando Buda sai de casa e raspa a cabeça. Ele corta os cabelos, ele rompe com sua condição de casta, de membro da casta Ksatriya, dos guerreiros e governantes, porque as castas também se distinguiam na Índia pelo tipo de cabelo que usavam. E o Buda, depois de sua iluminação, vai até a beira do rio e pega  retalhos, de vestes sujas, meio carbonizados, e ele recorta seus pedaços ainda utilizáveis e costura esses pedaços de tecidos jogados no lixo, tecido estragado. Ele lava cuidadosamente, costura esses retalhos, esses pedaços, tinge com açafrão e faz seu manto. Por isso que o manto do mestre Zen é dessa cor de terra, de açafrão, e ele é feito de pequenos retalhos costurados.  

O Rakusu é a miniatura do manto. Vocês me viram usando um manto grande, na cerimônia… Na realidade, o manto é exatamente isso, retalhos costurados, e o manto mais considerado é aquele feito com tecido rejeitado, sem valor comercial. A partir daí, então se criou o manto budista e o manto do monge. Quando o monge era ordenado raspava a cabeça e vestia um manto amarelo, a partir do tempo chegamos à condição atual. Não é mais assim, o monge é ordenado, veste uma roupa preta, e fica vestindo uma roupa preta todo tempo que ele é noviço, aprendiz, monge aprendiz em treinamento, ele não pode usar essa cor. E essa cor ficou só para os completamente formados, que tenham recebido a transmissão e tenha todos os requisitos de treinamento. (Continua)