O Sermão de Mestre Bassui

O Sermão de Mestre Bassui

Nós vamos ouvir um sermão de Bassui, que foi um grande mestre Zen da Escola Rinzai,sobre a Mente-Una.(Comentário de Monge Genshô)
“Se alguém se liberta dos sofrimentos do samsara, deverá aprender o caminho direto para transformar-se em Buddha. Este caminho não é diferente daquele da compreensão de sua própria Mente.” (Texto)
Essencialmente nós temos que perceber que a maneira de nos libertarmos do sofrimento está disponível aqui e agora. Na realidade ela aparece no Sutra do Coração quando diz que o Bodhisattva Avalokiteshvara, quando meditava profundamente, viu claramente o vazio dos cinco agregados. A questão essencial é: nós sofremos porque não vemos o vazio dos agregados que nos formam e de todo o universo em volta, nós não vemos isso claramente.Nós até podemos saber e falar um pouco a respeito, mas como não vemos claramente aí nós sofremos. Nós sofremos por não enxergar a nossa verdadeira natureza.A perspectiva então da morte, da nossa aniquilação como eu, parece uma coisa dura.Também todos os seres amados e todas as coisas em volta são tão evidentes, são tão sólidas para nós. Nós não enxergamos a vacuidade da existência de cada criatura. Por exemplo, aqueles que tem filhos sofrem o medo da perda porque não conseguem enxergar com clareza que os filhos e eles são a mesma natureza, são a mesma coisa, a mesma vacuidade e que apenas nesse momento os fenômenos parecem dessa forma, porque parecem dessa forma então nós nos vemos separados, evanescentes, temporários e isso automaticamente traz a condição do sofrimento, esta impermanência. Por isso no Sutra do Coração tem aquela promessa: quando ele viu claramente o vazio dos cinco agregados, libertou-se de toda a dor e agonia. Então toda essa dor que nós temos é fabricada por nossa falta de compreensão clara.(Comentário de Monge Genshô)