O que é o Zen?

O que é o Zen?

O Zen é o quê? É uma rebelião contra o excessivo intelectualismo e fixação nos textos que o budismo tinha adquirido no período anterior. Durante mil anos o budismo se desenvolveu, criou grandes filósofos, fundou uma universidade na Índia com 10 mil alunos, a Universidade de Nalanda, onde tudo que se fazia era discutir teses. Naquele mergulho filosófico de debates, etc., foi ficando todo mundo cada vez mais intelectual.

Quando Bodhidharma leva o Zen para a China, o Zen vem com esse aspecto de rebelião, uma verdadeira heresia. Chegou-se a tal ponto que os textos, que eram colocados ao lado do altar, não estão mais nos altares do Zen. Nunca você vê ao lado dos altares Zen os Sutras, como é possível ver em muitas escolas budistas. Em alguns monastérios, os Mestres mandaram colocar os Sutras e os textos ao lado dos banheiros para dizerem exatamente que era uma biblioteca, mas que não era tão importante assim.

O budismo Zen foca na realização espiritual de um homem na prática. Então ele enfatiza a prática da meditação, como Buda tinha feito, e não na prática do estudo. Ele torna-se avesso ao intelectualismo. Mas o que faz um professor do Zen hoje? Fala, escreve, publica… mas ao mesmo tempo o Zen diz: “são só palavras, isso não é a prática. A prática é sentar-se e procurar um despertar”.

[Trecho de palestra proferida por Meihô Genshô Sensei]