O mestre sem lar  | Monge Genshô

O mestre sem lar | Monge Genshô

Pergunta: Li uma citação atribuída a Kodō Sawaki que diz: “Todos os seres humanos, sem exceção, na verdade não têm um lar. É um erro pensar que temos uma morada sólida”. O senhor poderia comentar sobre o significado dessas palavras?

Monge Genshō: É um texto para ser pensado. Nós temos realmente algo sólido? Algo que seja nosso? Nós não temos, não existe nada absolutamente sólido e Kodō Sawaki era conhecido como o mestre sem lar, esse é o significado de seu nome, porque ele andava de um lugar para o outro sem ter uma morada fixa e trabalhou assim durante décadas até, na velhice, ser convidado a ensinar na Universidade de Komazawa e a partir daí influiu na vida de muitos mestres. Ele morreu em 1965, meu primeiro professor foi seu aluno e meu segundo professor também teve contato com ele.

Okumura Roshi, que foi meu professor nos EUA e é um grande tradutor de Dōgen, foi sucessor de Uchiyama Roshi que foi, por sua vez, aluno de Kodō Sawaki. Ele foi então um personagem muito interessante do século XX.

Resposta proferida por Meihô Genshô Sensei, Daissen-Virtual, outubro de 2021.