O Elo Entre as Doutrinas Religiosas (Parte 02)

O Elo Entre as Doutrinas Religiosas (Parte 02)

O Sutra Milindapada é um diálogo entre um Mestre budista chamado Nagasena e um filósofo grego chamado Milinda (Também rei e chamado Menandro em grego). Este Sutra é um confronto dos dois conceitos, budista de um lado e grego do outro. Como o texto é budista, o filósofo grego está aprendendo com o Mestre budista Nagasena, que explica os conceitos budistas.

Essas lendas e histórias passaram daqui para lá e de lá para cá intensamente. Se você começar a estudar histórias e objetos de arte, verá o contato intenso que  houve entre essas civilizações. É bobagem dizer que Jesus Cristo foi à Índia para aprender, porque isso não foi necessário. Quando Jesus Cristo ensinava no Século I, a língua culta de todo oriente médio qual era? O grego. Os evangelhos foram escritos em grego, embora o aramaico tenha sido uma língua franca também em algum tempo anterior. 

Houve um período em que o núbios dominaram o Egito e os faraós foram negros. Mas se eu pegar os últimos faraós, os ptolomeus, no poder por 300 anos, logo antes de Cristo, quem é a última faraó? Cleópatra. Ela era grega. Essas afirmações, com partes de verdade, mas torcidas, são  um grande problema por causa da internet: alguém pega uma informação e transforma em algo significativo. 

Dia desses vi uma postagem: “A adaga do Faraó Tutancâmon era Extraterrestre”. Era mentira ou verdade? Se você investigar o fato, verá que a adaga foi feita de aço extraído de minério de um meteorito, e um meteorito é extraterrestre, mas a manchete quer fazer crer que a faca do faraó foi dada por um alienígena, o que é informação parcial e enganosa. Se nós formos examinar com um pouquinho mais de atenção, constataremos que a crosta terrestre foi constituída através do bombardeio de meteoritos. Basta olhar para a Lua para ver que a presença de meteoritos é bem frequente. Os meteoritos são partes de núcleos de planetas que foram destruídos e têm uma quantidade de ferro enorme, são minérios muito ricos em ferro e níquel, como é o núcleo da Terra, e por isso é um mineral excelente. Escrever uma manchete dizendo que a faca do faraó tem origem extraterrestre é tentar enganar os tolos, e por isso mesmo não dá para ficar desmentindo cada tolice que é colocada na internet. Então, tudo que vocês lerem tem que ser lido com um pé atrás. As informações sobre Buda são de desesperar, porque pegam qualquer frase e escrevem “Buda” embaixo, e às vezes não tem nada a ver com o ensinamento budista.

[Trecho de palestra proferida por Meihô Genshô Sensei]