O Caminho Óctuplo - Introdução

O Caminho Óctuplo - Introdução

Quando terminamos de abordar as Quatro Nobres Verdades, a declaração essencial é: “existe um caminho para remover o sofrimento”. Começamos com o Caminho Óctuplo. O Caminho Óctuplo tem três partes: a primeira parte é a sabedoria; a segunda parte é a moralidade; e a terceira parte é a realização espiritual propriamente dita.

Então as primeiras partes são, na prática, pré-requisitos para alcançar a iluminação. Como vocês sabem, essa é uma linhagem dentro de uma escola que está focada na realização espiritual, na própria iluminação, que é uma coisa bastante complexa de ser obtida, porque o simples fato de querer chegar a ela é um obstáculo, porque esse desejo é um desejo egoico. Então vamos examinar cada um dos passos do Caminho Óctuplo.

Os dois primeiros abrangem a sabedoria, que são: a Compreensão ou a Visão Correta e a Intenção. O  Pensamento correto ou o Entendimento Correto. O terceiro a Fala correta. O quarto é a Conduta ou Ação Correta. O quinto é o Modo de Vida Correta. O sexto passo é o Esforço Correto. Os dois últimos são: Consciência Correta e Concentração Correta.

(continua)

[N.E.: transcrição de palestra realizada por Monge Genshô Oshô em novembro de 2016]