O caminho do samurai | monge Genshô

O caminho do samurai | monge Genshô

Pergunta: O que o budismo em do bushidō, caminho do guerreiro samurai? Ou o bushidō tem do budismo? Existe correlação entre eles?

Monge Genshō: Os samurais já existiam quando tiveram contato com o zen no Japão. O Budismo chegou no Japão por volta do ano 500 e teve uma grande influência na formação japonesa, mas o zen chega ao Japão no século XIII. Os samurais nesse momento identificaram no zen um caminho para a morte digna, para saber viver. Dō significa caminho e Bushi guerreiro. Saber morrer e saber colocar toda a sua técnica além do desejo de ganhar ou perder, além do ódio e da raiva era um ideal que parecia transparente para os samurais.

Então o budismo tornou-se a filosofia preferida nesse meio dos guerreiros, no entanto nós temos que observar que as regras para os monges estão longe disso. Por exemplo, você nos monastérios não pode entrar na sala dos monges carregando qualquer tipo de arma. São regras que dizem que um monge não pode participar, nem pode sequer assistir a uma batalha, essa é uma das regras do vinaya. Então de um lado o budismo foi muito influente no caminho do guerreiro como filosofia e como maneira de prática espiritual, mas do outro lado o caminho dos monges no budismo é diverso do caminho dos guerreiros e existem inclusive textos que falam que ser um guerreiro é escolher uma profissão que afasta da iluminação.

Essa discussão tem muitos detalhes para serem olhados e belas histórias para serem lidas também. Vejam que grandes samurais, como o caso de Musashi tiveram em um momento da sua vida um mestre zen, no caso de Musashi foi Takuan. No fim de sua vida Musashi abandona sua espada, recolhe-se a uma caverna e lá fica em prática espiritual deixando de ser um homem da espada para ser um homem do Dharma.

Resposta proferida por Meihô Genshô Sensei, Daissen-Virtual, outubro de 2021.