O apego nos mantém presos | Monge Genshō

O apego nos mantém presos | Monge Genshō

Monge Butsukei: A penúltima pergunta Sensei: o apego é o que nos mantém dormindo?

Genshō Rōshi: O apego é um fator bem forte. O apego nos mantém presos às coisas, às pessoas, à própria vida, ao nosso próprio corpo, então o apego é uma grande âncora para nos permitir que nos libertemos. Mas ele não é a única né? A nossa incompreensão ou a nossa fé em coisas falsas pode ser de grande atrapalhação, acreditar em um Deus interferente que é quem traz o bem para a terra ou permite o mal, ou qualquer coisa assim. Essa compreensão falha leva a um problema, a um distanciamento da capacidade de acordar, e então a ignorância é um grande problema, o apego é um problema, a raiva é um problema, as paixões em geral da mente são problemas. E é bom lembrar a pergunta de um Monge para o Mestre: Como eu faço para me libertar? E o Mestre diz: Quem te prendeu?

Monge Butsukei: Em cidades que não tem um templo Zen como a minha, como faço para ter contato com um Mestre, manter uma rotina de orientação na prática?

Genshō Rōshi: Há um grande número de alunos, no sistema da Daissen Virtual, do qual de certa maneira, faz parte a iniciação, esta iniciativa do Monge Butsukei do Sobre Budismo e da Tutoria. Se você se inscrever na Tutoria você começa a ter aulas a respeito de todos esses assuntos e disponibilidade de assistir vídeos. E assim você pode se iniciar no Zen. E mais tarde haverá oportunidade para ir a reuniões presenciais ou retiros nacionais, ou coisas desse tipo. Então, nós temos um sistema de ajuda, auxílio, para as pessoas em todos os lugares acessíveis através da internet. Use, baixe o aplicativo Zen Daissen e terá a porta aberta para todas essas oportunidades. E aqui, agora, a Sobre Budismo é a porta de entrada para você iniciar o seu conhecimento e a prática do Zen.

Monge Butsukei: Sensei, muito obrigado. Muito obrigado a todos. Eu estava colocando o nome do aplicativo Daissen, do Zen Daissen e você pode entrar na sua loja do Smartphone para quem está aqui, na live, escrever Zen Daissen e lá há todo um caminho de prática que você pode fazer e percorrer caso você queira aprender um pouco mais. Sensei, muito obrigado, Gasshô.

Genshō Rōshi: Boa noite a todos, muito obrigado por me ouvirem.


Resposta proferida por Genshō Rōshi, nas lives do Sobre Budismo, em 2022.