Minimizando o Carma

Minimizando o Carma

Pergunta – As pessoas também poderiam atrair um carma pela omissão, não é?

Monge Genshô – Sim. Na verdade em alguns casos é uma situação sem saída. Se se faz algo como matar um homem que está ameaçando matar outros, atrai um carma, se não faz nada e as pessoas morrem, atrai carma. Você deve escolher. Mas não existe a escolha de viver sem problemas. Assim é a vida, você não conseguirá evitar todo o sofrimento.

Nos tempos de Buda havia os Jainistas, que faziam oposição ao budismo e o desejo deles era evitar todo o tipo de sofrimento. Alguns chegaram a não usar roupas, pois para isso tem que plantar algodão e com isso matar insetos, logo, eles andavam vestidos de vento, não usavam roupas. Quando caminhavam varriam o chão à sua frente para não pisar em nenhum ser vivo e coavam a água com o mesmo objetivo, que toda e qualquer forma de vida fosse salva do sofrimento.

É impossível evitar todo o sofrimento, veja nosso corpo, por exemplo, ele está constantemente matando vidas microscópicas para que você possa estar bem de saúde. Se você tentar levar sua vida a esse extremo, não poderá continuar vivo, pois viver implica em causar sofrimento. O que podemos fazer é minimizar o sofrimento que causamos pelo simples fato de existirmos.