Lucidez e Liberdade

Lucidez e Liberdade

Se você tem desejos e apegos nessa vida, e persegue essas coisas, vai perseguindo, perseguindo e gerando carma no processo, porque você quer mais uma coisa, quer mais outra, mais outra e, na medida em que você gera carma em movimento, você acumula energia para, uma vez esse corpo falecendo, manifestar-se novamente. E se essa energia tem os desejos típicos do ser humano, como ela tende a se manifestar? Como outro ser humano, para poder satisfazer esses desejos. Nós estamos aqui porque somos viciados no carma que nós temos. 

Então, o verdadeiro castigo é essa repetição: estamos presos e condenados a repetir indefinidamente enquanto não nos livramos da nossa ignorância e do nosso carma que nos levou a nascer assim, como nós somos agora. 

Portanto, qual é o papel do zazen? Fazemos treinamento mental para quê? Para enxergarmos com lucidez os nossos aprisionamentos e podermos primeiro compreendê-los, e depois descartá-los intencionalmente.

Se nós descartarmos esses impulsos, nosso carma vai enfraquecendo ao ponto que nós não estejamos condenados a repetir este tipo de vida que estamos repetindo agora.