Iluminação ou Ilusão?

Iluminação ou Ilusão?

Aluno: A todo o momento os pensamentos vêm e até que ponto você pode saber que é pura ilusão ou pode acreditar que isso seja uma iluminação?

Monge Genshô: Sempre acho mais fácil fazer uma comparação com o orgasmo. Quem já teve não sai perguntando, vem com uma certeza. Entende? Se você duvida, provavelmente não é. Se você se sente como se fosse uma certeza, venha contar e ainda pode ser uma ilusão.

Um rapaz me escreveu, veio aqui e fez um retiro, achou que tinha descoberto algo, voltou para a sua cidade e disse às pessoas que iria ensinar e que iria dirigir retiros. Eu escrevi para ele: “se você quiser continuar ligado ao Daissen-Ji, se você quiser aprender comigo, você deve saber que não pode dizer nada, nem sair ensinando nada antes de ser autorizado”, porque de falsos professores o mundo está cheio, e é muito fácil você ter uma experiência e sair dizendo: “ah, eu tive uma experiência”.

Eu me lembro de uma mulher que sofreu um acidente de automóvel, teve uma epifania e disse que estava iluminada.  “Você não está iluminada, você teve um acidente de automóvel, você bateu com a cabeça, é completamente diferente”.

Eu conheci o Zen em 1973, só fiz meu Rakusu em 1992, dezenove anos depois; só fui ordenado monge em 2001; só recebi autorização para falar em público oficialmente em 2008; e só recebi meu certificado de professor internacional autorizado a ensinar o Dharma do meu mestre em 2015. Somente a partir desta data é que eu pude ordenar outros monges ou reconhecer a transmissão, uma experiência em alguém. Isso demorou 42 anos. Então, de qualquer jeito demora. Vocês dizem: “eu já estou aqui há dois anos e até agora não consegui nada”. Ah, isso não tem importância nenhuma.
[N.E.: trecho de palestra proferida por Meihô Genshô Sensei]