Estou em Santa Catarina, no sul do Brasil, onde as estações são definidas. Hoje ventos fortes sopram e as estações estão mudando, agora penetramos no outono.
Um antigo verso do Mumonkan, que é uma antiga coletânea de koans comentados cujo título significa “o portão sem porta” (típico título zen), há um dito: “o verão traz ventos cálidos, o outono faz cair as folhas, a primavera traz flores, o inverno traz neve. Se tua mente é sem preocupações esta é a melhor estação.”.
O dito quer dizer: a melhor estação é agora, se somos jovens é a juventude, se somos velhos é a idade avançada, se estivermos no vigor da meia idade, é aquela meia idade. Se sopra o vento é delicioso, se neva é lindo, se caem as folhas é colorido, se as flores perfumam o ar é pura alegria.
Todas são a melhor estação. Cada momento é o melhor, cada hora é deliciosa e a vida é plena e maravilhosa a cada momento. Para aquele que desperta sua mente a vida é doce e bela.
Como disse uma pianista de mais de cem anos, que passou pelos campos de concentração na segunda guerra e sobreviveu milagrosamente por causa de sua habilidade: “mesmo no pior dos momentos, mesmo as tragédias têm sua beleza”.
Teishô Matinal proferido por Meihô Genshô Sensei, março/abril de 2021.