Ensinamentos Secretos | Monge Genshô

Ensinamentos Secretos | Monge Genshô

Pergunta: Esses textos budistas que o Sensei mencionou antes são acessíveis só para os monges? Os textos mais filosóficos.

Monge Genshō: não há nada assim, nada secreto no Budismo nem no Zen, nada. Algumas cerimônias são reservadas, são entre mestre e discípulo e ninguém pode assistir, ou, se você tem uma entrevista pessoal comigo, o que você me diz eu não comento com ninguém, fico calado. Normalmente eu até esqueço por causa disso, porque eu não penso a respeito de modo que quando você volta para falar comigo no outro ano e diz assim: “ o senhor se lembra da última vez que nos falamos outro ano?”, eu não me lembro… De entrevista em entrevista você vai esquecendo.

Mas, fora esses aspectos, não existe nenhum ensinamento secreto. Se diz assim: Zen é auto secreto. Ou seja, está aqui o texto. Você pode não entender, porque ele é auto secreto. Ou seja, ele é secreto por sua natureza, você vai ter que praticar um pouco mais para conseguir entender o que está escrito, porque é realmente difícil.

Eu me lembro, no início, de pegar um livro sobre o Zen e ler o livro inteiro tentando compreender, sempre na esperança de na próxima página conseguir entender. Cheguei ao fim, e o sentimento era de não ter entendido nada.