As Promessas no Zen | Monge Genshô

As Promessas no Zen | Monge Genshô

Pergunta: Sensei, é legítima a intenção de fazer meditação?

Genshō Sensei: é. A maioria das pessoas começa com alguma intenção. As pessoas vêm para a sangha para praticar porque querem obter algo, seja calma, serenidade, alegrias, etc. Por isso também muita gente aparece, treina um pouco e depois vai embora, não volta. Tinha um problema, veio, resolveu o problema então pronto, vai embora.

O professor não diz nada. Depois de 10 anos aparece de novo. Pode ser outro problema, outra separação, por exemplo. Pode ser que o problema não seja resolvido também, que haja apenas uma desistência. Vocês podem notar que o número de praticantes que se mantêm nas sanghas é baixo, e isso é assim no mundo todo. Em qualquer lugar que se tenha 20 pessoas praticando zazen, pensamos que isso é uma multidão.

Se você der algo para as pessoas acreditarem, então pode encantá-las, e, assim, reunir mais gente. Mas se você diz para as pessoas que elas precisam se esforçar e que não há qualquer promessa de ganho ou algo para oferecer, se repete o que Buda disse – “não acreditem em mim, testem e experimentem” -, elas não vão querer essa responsabilidade. O que as pessoas querem é salvação, um santo para o qual possam fazer promessas, um Deus que acuda no caso de a vida estar difícil, alguém que lhes diga o que fazer, etc. No zen nada disso existe.