A vida termina em doença, velhice e morte | Monge Genshō

A vida termina em doença, velhice e morte | Monge Genshō

[CONTINUAÇÃO]


Monge Butsukei: Como não se sentir um nada diante das pessoas?
Genshō Rōshi: Quando nós pensamos que somos alguma coisa é que nós temos problemas porque aí essa alguma coisa pode ser ofendida, pode ser feliz e tudo mais. Mas, se nós descobrirmos que nós não somos nada que nós surgimos e desaparecemos e que depois não seremos lembrados, seremos esquecidos, como já esquecemos os nossos tataravós, então não há problema nenhum em ser um nada.

Monge Butsukei: É possível que alguém com Síndrome de Asperger possa praticar zazen?
Genshō Rōshi: Não há nenhum problema específico com isso. E até alguém que tem uma certa dificuldade social ou de comunicação ou de entendimento do que os outros sentem, pode superar essas diferenças com um aprendizado que a prática da meditação vai facilitar.

Monge Butsukei: Sensei! O autoconhecimento nos ajuda a conduzir a vida de forma sábia no budismo?
Genshō Rōshi: Sem dúvida, quanto melhor você se conhece mais você sabe o que fazer, quando fazer e de que modo e, portanto, vai facilitar sua vida com certeza.

Monge Butsukei: Quais livros budistas o senhor indica para que eu comece no budismo?
Genshō Rōshi: Sempre recomendamos começar com “O pico da montanha é onde estão os meus pés” que eu escrevi para iniciantes. E logo a seguir “O caminho zen” que é um livro que foi concebido para dar um segundo passo de explicações com 45 palestras explicando a doutrina budista. E a partir daí existem outros livros disponíveis na loja da nossa própria comunidade que são recomendáveis. São escolhidos cuidadosamente para iniciar no conhecimento do zen budismo.

Monge Butsukei: Eu moro no interior e não temos nada por aqui para nos apoiar. Templos e grupos, por exemplo. Eu consigo evoluir sem o apoio de um budista por perto?
Genshō Rōshi: Sim. Em primeiro lugar você pode através da tutoria da sobre budismo ter uma iniciação. E depois você vai ter a indicação de caminhos de prática virtual da Daissen mesmo que você esteja numa cidade onde não existe nenhum centro budista ou templo, é perfeitamente possível praticarmos a distância e aprendermos a distância.

Monge Butsukei: Perguntam aqui no chat: Emprestei dinheiro a um amigo e ele não me paga. Sinto-me desrespeitado e isso me atormenta. Como recuperar a paz de espírito?
Genshō Rōshi: Bom, em primeiro lugar diga isso a ele, não é? Diga honestamente o que você sente, porque sente, ouça a resposta. E veja que espécie de providência você pode tomar a respeito.

Monge Butsukei: Como chegamos e saímos da angústia?
Genshō Rōshi: Bem nós temos que saber de onde vêm a angústia. E, mesmo Buda foi um jovem angustiado com o problema da velhice, doença e morte. A vida termina em doença, velhice e morte. E não saber que significado tem essa existência pode ser uma coisa arrasadora para uma pessoa que se pergunta. Agora, à medida que você investiga espiritualmente, qual é o sentido da sua vida, toda angústia pode desaparecer. Porque é para isso que a prática espiritual foi criada e o ensinamento budista surgiu exatamente a partir da angústia existencial. É necessário fazer uma investigação a esse respeito para conseguir despertar do sonho de ilusões em que estamos imersos.


Resposta proferida por Genshō Rōshi na live sobre “Como gerenciar a vida com sabedoria”, do canal Sobre Budismo, durante o ano de 2022.