A Transmissão do Dharma de Kōdō Sawaki - Palestra 39 - Parte 3 |  Monge Genshō

A Transmissão do Dharma de Kōdō Sawaki - Palestra 39 - Parte 3 | Monge Genshō

(CONTINUAÇÃO)

“Estás unido a todos os Buddhas e deuses, mas quando dizes que tens a Iluminação, que outro não o tem ainda, estás caindo na armadilha de teu corpo. Quando sintonizas a frequência do Universo à consciência que tens do Satori da Iluminação desaparecerá. Deste modo te libertarás ao fim das ataduras deste corpo. Zen é fazer-se íntimo consigo mesmo. Te fazes tu mesmo, por ti mesmo e a ti mesmo. A isso se chama Buddha alguém que se converteu completamente em si mesmo.

Zen significa regressar a ti mesmo. Quando se fala a dar um passo atrás, isso se refere a lançar uma olhada para si mesmo. Em Zazen te tornas íntimo contigo mesmo, quando te tornas íntimo contigo mesmo, todas as coisas do Universo serão parte de ti.

Não nos descuidamos habitualmente dessa intimidade conosco mesmos? Não se trata aqui de teu eu envelhecido, eu pessoal. Se trata de ti mesmo que estás indissoluvelmente ligado ao Universo. Isto quer dizer que estás unido a todos os Buddhas e a todos os seres que sofrem. Buscar-te a ti mesmo desta maneira significa possuir o “coração do Caminho”. O “coração do Caminho” compreende que não há separação entre mim e ti. Viver na confiança básica significa fazer-se íntimo consigo mesmo no Zazen e transladar a prática da vida diária – esta é clareza acerca de ti mesmo. Só sentar-se assim simplesmente, é afirmar um novo eu.”

Algumas pessoas enganam-se a respeito dos ensinamentos de Sawaki, entendendo que ele disse que sentar-se já é Iluminação. Mas na verdade não é isso que ele está dizendo. Ele está dizendo que o Zazen não afirma que é a Iluminação. Zazen nem sequer é consciente da Iluminação, por isso é Iluminação. Assim, essa excelente palestra de Kōdō Sawaki ilumina um pouco o que nós fazemos quando fazemos Zazen. Sem essa prática não há mais nada. Sem essa prática não construímos o Caminho de Buddha, porque o Caminho de Buddha é exatamente isso: sentar-se em Zazen como Buddha, despertar e então esquecendo de si mesmo, ajudamos os outros seres.


Trecho da leitura da Palestra 39 de Sawaki Kōdō por Meihō Genshō Rōshi no Daissen Virtual em agosto de 2023.