A Moderação nas ações | Monge genshô

Pergunta: Fiquei sabendo que a Monja Coen aceitou ser embaixadora da moderação, colaborando com esse conceito para uma empresa fabricante de bebidas alcoólicas. Esse assunto gerou polêmica, poderia comentar sobre ele?

Monge Genshō: Acabei de sair da reunião dos missionários da Soto Zen, entre os quais está Monja Coen e ela comentou sobre o assunto. Os Senseis da Soto Zen, que não são tantos assim, os missionários são apenas 10 na América do Sul, são profundamente independentes e fazem aquilo que eles acham que é o correto. Eu ensino da maneira como acho correto aos meus alunos e os meus alunos me seguem porque sentem conexão com este ensinamento.

A Monja Coen faz a mesma coisa e a seguem os alunos que sentem conexão com seu ensinamento. Se ela achou por bem enfatizar a moderação na sua ação e achou que poderia gerar o bem com essa iniciativa, esse é um assunto que diz, única e exclusivamente, ao ensinamento dela e à maneira dela de agir. Eu como seu companheiro missionário na Soto Zen nada tenho a comentar a esse respeito, apenas que ela deve saber muito bem como e porque executa ações em determinado modelo.

Há diferenças entre a maneira que ensino e que os outros Senseis ensinam, o que é natural, eu por exemplo sou vegetariano e nos eventos da Daissen nunca servimos carne de nenhum tipo para que não haja sofrimento nos nossos pratos, mas essa é uma conduta que praticamos nos eventos, não é uma regra para ninguém. Nos eventos de outros Senseis as regras podem ser diferentes e aplicadas de outras formas e isso é aceitável pelas pessoas que querem seguir aquele ensinamento daquela forma e daquela maneira.

Isso é o máximo que posso comentar. Monja Coen tem servido para difundir o zen de forma brilhante e atingindo uma grande quantidade de pessoas em todo o país.

Resposta proferida por Meihô Genshô Sensei, Daissen-Virtual, outubro de 2021.