A maravilha do despertar | Monge Genshô

A maravilha do despertar | Monge Genshô

Para aquele que está praticando as pequenas e insignificantes coisas ganham relevância e significado à medida que mergulham dentro de si mesmos e despertam para uma realidade que estava oculta.

Um pequeno inseto voando no ar, um musgo sobre a casca de uma árvore, um raio de sol entrando pela janela, a chama da vela no altar, tremeluzindo, a fumaça do incenso azulada subindo reta e depois se enrolando. Tudo, absolutamente tudo é maravilha.

Nós somos pura continuidade. A cada dia temos um eu, a cada respiração temos um eu, um desaparece e outro surge. À medida que tomamos consciência e quando vemos as pequenas coisas essa maravilha transforma nosso eu cada vez mais sutilmente e percebemos que surgimentos e desaparecimentos nada são senão eventos numa longa continuidade em que vamos manifestando eus levados pelo fio de nosso karma, modificando nossos impulsos e a nós mesmos devagar em direção à budeidade.

Despertar, mesmo que num nível ainda pequeno e ínfimo, mesmo que por alguns segundos, nos faz perceber esta maravilha. Para sermos capazes de enxergar precisamos esvaziar nossa mente do redemoinho, da poeira, das nossas contínuas cogitações, medos, ansiedades e apegos às memórias. Só quando tudo isso se acalma nossa mente fica suficientemente límpida e com essa transparência toda maravilha surge.

Permaneçam calmos e atentos.

Teishô Matinal proferido por Meihô Genshô Sensei, abril de 2021.