A Comunidade sempre foi uma das Jóias do Budismo | Monge Genshō

A Comunidade sempre foi uma das Jóias do Budismo | Monge Genshō

Monge Butsukei: É possível sentir-se mais confortável praticando numa Sangha virtual do que numa Sangha real?
Genshō Rōshi: É possível, mas não é o normal humano. Nós somos seres humanos gregários, gostamos de cumprimentos, abraços, sorrisos e de nos sentirmos lado a lado com outras pessoas que pensam como nós e que estão procurando as mesmas coisas. E por isso a Comunidade sempre foi uma das Jóias do Budismo.

Monge Butsukei: Por que muitas religiões são contra relações sexuais antes do casamento? Como o Budismo se posiciona sobre isso?
Genshō Rōshi: O Budismo se posiciona sobre o sexo com grande naturalidade, afinal de contas nós somos seres humanos e nascemos com sexualidade. O problema é como usamos, ou seja, qualquer atividade que gere sofrimento aos outros seres humanos está errada, não importa quando nem como. E o Budismo, por exemplo, não tem um casamento em si como sacramento. Casa quem quer. Para nós, eu pergunto para os meus alunos: ah, você é casado? Ele diz: Eu moro junto com outra pessoa. Eu digo: Ah! então é casado. Para nós é casado, pra nós está tudo bem. Se você tem filhos, que bom. Cuidar dos seus filhos não gera sofrimento. Se você tem uma relação amorosa, cuide de não causar sofrimento na outra pessoa, sendo egoísta. Não estamos delimitando a sexualidade como um mal em si, como um pecado.
As religiões que consideram o sexo como pecado em si são as religiões que elegeram a sexualidade como o centro da sua moralidade. Infelizmente isso os levou à enorme distorção, sensos de culpa e coisas parecidas. O Budismo é profundamente diferente disso porque a ótica dele sempre foi, afinal de contas, isso causa sofrimento ou não.

Monge Butsukei: Como o Budismo pode ajudar na saúde mental e transtornos psicológicos? O que o Budismo acha sobre depressão, ansiedade e crises de pânico?
Genshō Rōshi: As técnicas do Zen com a meditação são vistos como coadjuvantes no tratamento das doenças, é, desse tipo da depressão, da ansiedade, etc. Qualquer manifestação mais grave dessas doenças precisa de intervenção médica. Não confio no Budismo para salvar você de problemas mais sérios do ponto de vista mental. Pode ser que seja necessário, por exemplo, no caso de uma bipolaridade, tomar o remédio adequado para diminuir os picos de mania e depressão. E em cada uma das doenças isso também é necessário. O Budismo pode ajudar, principalmente com a técnica da meditação, mas isso deve ser feito concomitantemente com o competente tratamento médico.

Monge Butsukei: Sensei, por que às vezes nos sentimos ofendidos?
Genshō Rōshi: Porque nossos egos são grandes, não é? E aí então, são fáceis de serem feridos. Quanto maior for nosso orgulho, a nossa vaidade, mais fácil ser ofendido. Sendo pequeno, não há ninguém ali para ser ofendido. Então, o motivo porque nos sentimos ofendidos é justamente porque damos tanto valor a nós mesmos que nos importamos demais com o que as outras pessoas dizem. Uma pessoa realmente num nível mais alto, se é insultado, faz uma reverência, não é? Aceita sem dizer nada. Porque, fazendo uma comparação que já fiz algumas vezes, se você vai andando por uma rua e um cão late furiosamente para você atrás de uma grade o que você faz? Continua andando? Ou para, se sente ofendido e late de volta? Isso diz como você deve ser. Olhe os cães que ladram. Como aquele que tá passeando na rua. Não lata de volta.


Resposta proferida por Genshō Rōshi na live sobre “Como ser budista”, do canal Sobre Budismo, durante o ano de 2022.