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Se ele não muda, fica inviável a convivência. Por isso nós vemos os massacres, por exemplo, ou os bombardeios indiscriminados. Eles não precisam se basear em dados objetivos. Afinal de contas, racialmente, palestinos e judeus, por exemplo, são semitas e são basicamente o mesmo povo. Ucranianos e russos são o mesmo povo; tem diferenças pequenas, de língua, por exemplo.
Mas o que fundamenta a visão universal é o desejo de ter um império, o que é uma visão, em termos de universo, muito primitiva. No império territorial é uma visão muito primitiva, porque pode-se controlar e dominar o mundo até por relações econômicas. Não é necessário ocupar território.
Aliás, ocupar território foi visto já no início do século XX como um mau negócio, tanto que as colônias que impérios europeus desenvolveram foram sendo abandonadas e libertadas porque não valia a pena mantê-las. Custava caro demais e não havia uma verdadeira compensação. No entanto, esse tipo de ideia de império e domínio territorial continua tão vivo que se estabelece em guerras no mundo moderno.
Então, um dos tipos de mundo de estado de mente é a ideologia. Se você tiver uma determinada ideologia, cuidado, você pode estar prisioneiro de grades que você mesmo está construindo e isolando você dos outros universos. Você não percebe mais os outros universos porque está mergulhado em um único universo particular. No universo da sua ideologia.
Isso na história da humanidade passa até pelas descrições cosmológicas. Nós tínhamos descrições do Universo primitivas que foram sendo abandonadas. Visões como a ptolomaica, com a Terra como centro e tudo girando em volta. Depois, a proposta por Copérnico (em que o Sol é o centro do Universo). E, hoje, cada uma das propostas cosmológicas vai sendo derrubada por novas descobertas e os modelos vão sendo questionados.
Esse fluxo de ideias, essa mudança de ideias, mostra como é necessário mudar nossa visão para que possamos avançar. Você não deve estar congelado em nenhuma visão. E os estados da mente têm que ser olhados com desconfiança.
Meu estado de mente, aquilo que eu acredito como ideologia, como descrição do universo, como valores e tudo mais, está realmente certo ou vai ser questionado logo ali na esquina, na esquina histórica.
Uma grande vantagem que o Budismo teve foi o fato de não se congelarem visões. A multiplicidade de escolas budistas e o fato delas não serem destruídas por outras escolas, apesar de ter havido conflitos etc. Nunca houve um processo de extermínio de escolas. As escolas surgem e desaparecem. As linhagens também surgem e desaparecem. Nesse momento, vivemos uma mudança por causa do Ocidente. O Ocidente tem uma visão sobre o Budismo que é, na realidade, pura. Ele olha para o Budismo olhando para a sua doutrina original, não está mergulhado na cultura budista.
Isso faz com que nós tenhamos imensa liberdade e possamos descartar acréscimos, sincretismos culturais etc., que vêm obrigatoriamente contaminando a própria ideia budista através dos séculos. Mas, no momento, chegamos no Ocidente sem a necessidade de um sincretismo do Budismo como religião local.
Isso torna o Zen mais próximo à ideia de seus grandes próceres como Dōgen ou Huìnéng, ou o Keizan, ou as propostas do próprio Buddha, porque a história budista também é de adaptação a locais. Então, uma coisa a nós levarmos em conta é que, mudando o universo mental, muda o mundo. Um melhor exemplo é o zazen.
Você senta-se em zazen e muda o seu estado mental. À medida que muda o seu estado mental, suas reações em relação ao mundo se alteram. Por isso é tão frequente, nas entrevistas, alunos me narrarem: “As pessoas dizem que eu mudei, que eu estou mais tolerante, ou que eu sou menos reativo do que era antes”.
Por quê? Você mudou o seu universo mental, então o mundo em volta parece que se altera, deixa de ser tão agressivo, deixa de ser tão conflituoso, porque você mudou o seu estado mental. Isso demonstra mais uma vez que, na verdade, esse universo que nós vemos é uma interação entre nossa mente e o universo em volta.
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Palestra proferida por Genshō Sensei em teishō na Daissen Virtual.